As leis de pureza — o que é limpo e o que não é · Levítico 11:1–15:33

A Biblia · Temporada 3 · Episódio 3 de 19 — em ordem cronológica

A pureza não tem nada a ver com ser sujo ou pecador. É sobre um ritmo antigo que a gente esqueceu: o de estar pronto ou precisar de um tempo.

▶ Ouvir o episódio

Transcrição

Tem uma lista antiga que diz quais bichos você pode comer e quais não pode. O que fazer quando aparece uma mancha na pele? Como agir quando alguém na casa fica doente. Parece um manual chato de regras de comida e de saúde. Mas tem uma ideia escondida embaixo de tudo isso. E ela é muito mais interessante do que parece. Deixa eu te contar. O povo de Israel estava aprendendo a viver perto de Deus. E surgiu uma pergunta no meio do caminho. Uma pergunta que parece simples mas não é. Como é que a vida do dia a dia, a vida comum, fica perto de uma coisa sagrada sem estragar ela? E para responder isso apareceram duas palavras que vão voltar o tempo todo.

Puro e impuro. Calma, porque essas palavras enganam. Hoje, quando a gente ouve impuro, pensa em sujo, em pecado, em coisa errada. Mas não era isso. Não exatamente. Deixa eu explicar do jeito certo. Puro e impuro. Ali era mais como pronto e não pronto. Estar puro era estar em condição de chegar perto da tenda de Deus. Estar impuro era estar fora dessa condição por um tempo. Não era ser mal. Era só não estar pronto naquele momento. Pensa numa coisa do dia a dia. Quando você chega da rua, você lava a mão antes de comer. A sua mão não é pecadora. Ela só pegou o poeira da rua e você dá uma limpada antes de sentar a mesa.

É mais ou menos esse o espírito. E aí o texto começa a falar de várias situações da vida onde a pessoa ficava nessa condição de não pronto, por um tempo. A primeira é a comida. O texto separa os animais em dois grupos, os que o povo podia comer e os que não podia. Tinha regras para isso. Por exemplo, animais de terra que tinham um casco partido e ruminavam. Ruminar é aquele jeito da vaca de ficar mascando. Esses podiam. O porco não entrava. Dos animais da água, os que tinham barbatana e escama podiam, tipo os peixes comuns. Os outros? Não. O porco pode estar pensando. Tá? Mas por quê? Por que o porco não? E a vaca sim.

E essa é a parte interessante. A Bíblia não dá o motivo de cada um. Não explica item por item. E muita gente passou séculos tentando achar uma lógica de saúde de higiene e talvez tenham um pouco disso. Mas o ponto principal parece ser outro. O ponto era ter uma marca, uma fronteira, uma coisa que o povo fazia todo dia na hora mais comum que existe, que é a hora de comer e que lembrava eles de uma coisa. A gente é um povo separado, com um jeito próprio de viver, pensando nisso. Toda vez que aquela família se sentava pra comer, a escolha do que tinha no prato já dizia quem eles eram.

A comida virava memória. Três vezes por dia, sem precisar de templo, sem precisar de discurso, só de olhar pro prato. Eles lembravam. A gente pertence a uma coisa maior. Depois da comida, o texto fala de outras situações, do corpo da mulher que acaba de ter um bebê, de manchas e doenças de pele, do que fazia a pessoa ficar nessa condição de não pronto por uns dias. E olha um detalhe bonito no meio disso, que parece duro, mas tem cuidado por baixo. Quando alguém tinha uma doença de pele grave daquelas que podiam pegar nos outros, essa pessoa ficava um tempo afastada do acampamento, sozinha por fora.

Parece cruel, né? Mandar a pessoa doente pra longe. Mas pensa de novo, naquele tempo não tinha remédio, não tinha hospital, não tinha como saber o que pegava e o que não pegava. Afastar por um tempo era o jeito que eles tinham de proteger o resto do povo. Era cuidado disfarçado de regra. Era um povo aprendendo a se proteger sem ter nada do que a gente tem hoje. E tem outra coisa que eu acho linda. Quem decidia se a pessoa estava pronta pra voltar era o sacerdote. E quando a pessoa melhorava, ela voltava. Tinha um caminho de volta. Sempre tinha, ninguém ficava de fora pra sempre. A condição de não pronto era temporária, passava.

E é aqui que eu paro pra pensar. Porque é muito fácil ler tudo isso como um monte de regra antiga, sem sentido pra hoje. E ficar com a impressão de um deus obcecado com comida e com mancha na pele. Mas olha o que tá por baixo. Por baixo de tudo isso tem uma ideia humana, profunda. A vida tem ritmos, tem hora de chegar perto e tem hora de ficar um pouco fora. Tem o limpo e tem o que precisa ser limpado. E isso é normal, faz parte. A gente perdeu um pouco isso. A gente acha que tem que estar sempre pronto, sempre disponível, sempre por dentro de tudo. E quando a gente não está, sente que tem algo errado com a gente.

Mas esse povo antigo já sabia uma coisa que a gente esqueceu. Às vezes você não está pronto, e tudo bem. Você precisa de um tempo. Precisa se recolher um pouco antes de voltar pro meio das coisas. E isso não te faz pior. Só te faz humano vivendo o ritmo natural das coisas. E tem mais. Toda essa ideia de pureza dizia que até as coisas mais comuns da vida, o que você come, o seu corpo, a sua casa, todas elas importam. Nada é só descartável. Tudo merece uma atenção. Era um jeito de dizer, a sua vida inteira é sagrada, não só a hora da reza. Até o seu almoço. Aqui vai uma coisa pra hoje.

Repara num ritmo seu que você anda ignorando. Talvez você esteja se forçando a estar pronto o tempo todo. Disponível pra todo mundo. Ligado em tudo. Sem nunca se recolher. Hoje, dê pra si mesmo um pequeno tempo de não pronto. Sem culpa. Pode ser meia hora longe do celular. Pode ser dizer hoje não pra um convite sem se sentir mal. Pode ser só ficar um tempo quieto recolhido antes de voltar pro meio das pessoas. Não é fugir. É respeitar o ritmo. É lembrar que você não precisa estar sempre disponível pra ser inteiro. Porque até aquele povo lá no deserto há milhares de anos já tinha entendido uma coisa simples.

Pra chegar perto de novo com tudo, às vezes a gente precisa de um tempinho de fora primeiro.